Limpezas e Conservações

A limpeza adequada das áreas comuns garante a higiene, a conservação e a boa aparência do condomínio. Manter todos os espaços sempre limpos e agradáveis não é uma tarefa fácil, principalmente em grandes condomínios, em que a circulação de pessoas, entre moradores e visitantes, é frequente. Muitas vezes, o síndico precisa recorrer a serviços especializados para alcançar esses resultados.

 

Portarias, elevadores, jardins, piscinas, playground: todos esses espaços costumam fazer parte das áreas comuns dos condomínios residenciais e precisam estar sempre limpos e apresentáveis, proporcionando segurança e bem-estar para os moradores e também seus visitantes. Neste e-book, temos como objetivo ajudá-lo a conhecer melhor as informações necessárias para garantir a limpeza do condomínio

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As responsabilidades do Síndico

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Fazer com que as regras do residencial sejam cumpridas e que todos possam conviver de forma harmônica é o principal trabalho do síndico, que também é responsável pela cobrança de inadimplências, documentação do condomínio, admissão e demissão de funcionários, convocação de assembleias e muito mais.


Também faz parte das tarefas dele contratar as empresas que prestarão serviços, como segurança, manutenção, reformas e limpeza. O profissional deve fiscalizar todos os serviços para garantir que o trabalho está sendo bem feito, além de cuidar da apresentação de contas para que os moradores saibam que o dinheiro está sendo bem empregado.

Áreas que precisam ser cuidadas

O planejamento da limpeza e a conservação das áreas comuns devem incluir todos os locais que são frequentados pelos condôminos, porém cada espaço demanda sua própria rotina de limpeza para oferecer um aspecto sempre agradável e mais segurança para os moradores.

E o Lixo?

É preciso criar uma rotina específica de recolhimento e destinação dos resíduos produzidos pelos condôminos. Lixo acumulado, além do mau odor, pode atrair moscas, baratas, ratos e outras pragas que transmitem doenças, portanto, o descarte correto dos resíduos é uma questão de higiene, saúde e segurança.

 

Em primeiro lugar, o síndico deve se informar sobre os dias e horários das coletas de lixo no bairro, informação que pode ser obtida na prefeitura. Se o lixo for descartado no momento errado, as lixeiras ficarão cheias e poderão provocar todos os problemas já citados e a prefeitura poderá multar o condomínio!

 

É necessário possuir um local pré-determinado para o descarte do lixo e que seja asseado diariamente para evitar o aparecimento de pragas. Os moradores devem ser informados sobre a necessidade de separar o orgânico do reciclável e descartá-los nas lixeiras corretas.

 

A ausência de regras pode resultar em desavenças e conflitos entre os moradores e a administração. Assim, é importante que tudo seja esclarecido nas assembleias e divulgado por avisos escritos.

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Rotina de Higienização

É indispensável que o condomínio desenvolva uma rotina de higienização de acordo com a demanda, a disponibilidade da equipe de funcionários e a necessidade de execução de cada serviço. No cronograma das tarefas a serem executadas, os serviços de limpeza e manutenção podem ser divididos de acordo com a frequência em que devem ser realizados.
A limpeza diária deve ser voltada para as áreas que são mais utilizadas pelos moradores, como o hall de entrada, os elevadores e as escadas, que devem ter os pisos e superfícies sempre limpas. Os equipamentos da portaria (interfones, monitores e telefones) também entram na lista, assim como os objetos de decoração dessas áreas comuns (espelhos, quadros, vasos), para evitar o acúmulo de poeira. Por questões de higiene, banheiros, saunas, vestiários e academias também devem ser visitados pela equipe de limpeza todos os dias.
Entre os locais que devem ser limpos semanalmente, podemos citar as quadras esportivas, os salões de jogos e de festas, a área da churrasqueira, o playground e a brinquedoteca. As áreas comuns dos andares, como escadas e corredores (e seus respectivos móveis e itens de decoração) devem passar por uma limpeza semanal. Essa também é a frequência indicada para a limpeza de piscinas, aparelhos de ar-condicionado, ventiladores, exaustores e higienização dos bebedouros.
A cada duas semanas, os pisos internos devem ser encerados e os pisos externos lavados com hidro ateadora, eliminando qualquer acúmulo de poeira. Também entram no cronograma as janelas, as portas e todos os vidros da portaria e das áreas comuns, sem deixar de lado as maçanetas e a parte interna das esquadrias metálicas.
Uma vez por mês, o trabalho mais pesado deve ser realizado, como a lavagem da garagem e das escadas de emergência. Grades e portões também devem ser devidamente limpos e as cortinas, persianas ou venezianas das áreas comuns devem ser lavadas.
Duas vezes por ano, é importante realizar a limpeza de locais mais difíceis, como estruturas, tubulações e demais superfícies altas. É o momento de agendar a inspeção e limpeza dos reservatórios de água. Em todos esses momentos, é preciso que o síndico e demais responsáveis realizem a inspeção de cada um dos serviços, checando todos os ambientes para garantir que tudo está de acordo com o planejamento ou se há a necessidade de fazer alguma alteração na rotina de limpeza do condomínio.

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Motivos para terceirizar a limpeza no condomínio

Além de todos os desafios que a limpeza em condomínio pode oferecer, o síndico pode encontrar dificuldades em formar uma equipe de profissionais para a realização dos serviços. Afinal, é necessário realizar o treinamento de cada um deles, além de providenciar equipamentos, produtos de limpeza e todos os outros materiais necessários para manter a higiene e a organização do condomínio.


Tudo isso acaba exigindo muito tempo e energia do síndico, que também precisa lidar com outras responsabilidades, além de significar diversos gastos para o condomínio.

Confira a seguir algumas das vantagens oferecidas pela terceirização de serviços de limpeza

Mão de obra

A terceirização dos serviços de limpeza oferece mão de obra bem treinada e preparada para a realização de cada tarefa, além de inspecionar de perto o serviço dos colaboradores, o que pode ser de grande ajuda para o síndico. Além disso, o pagamento de salários, benefícios e encargos sociais são de responsabilidade exclusiva da empresa terceirizada.

Equipamentos

Equipamentos adequados permitem que os serviços de limpeza sejam realizados com mais rapidez e eficiência, além de evitarem o desperdício de água e energia elétrica. As empresas terceirizadas fornecem os equipamentos necessários para a realização de cada serviço, além de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para todos os funcionários.

Materiais
É preciso observar alguns certos cuidados com os materiais utilizados nos serviços de limpeza, pois muitos deles podem ser prejudiciais à saúde e ao meio ambiente. Boas empresas de limpeza terceirizada fornecem materiais biodegradáveis de qualidade, adequados para cada tarefa, evitando qualquer dano ou desgaste de pisos e outras superfícies.
Economia

Contratar uma equipe experiente e bem treinada é muito mais econômico para o condomínio do que selecionar candidatos, treinar colaboradores e formar uma equipe interna. Além disso, em casos de faltas ou férias de funcionários, a empresa terceirizada substitui o colaborador e não é preciso contratar outra pessoa para não ficar com o quadro de funcionários incompleto.

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